Impressora 3D aliada à reconstrução de orelhas humanas

Impressora 3D reconstrução orelhas humanas

Procedimentos médicos considerados por anos como práticas limitadas ou até mesmo impossíveis poderão deixar de ser mera ficção científica e se tornar realidade, fazer uma reconstrução de tecido humano futuramente deixará de ser um processo complicado graças à tecnologia da impressora 3D e a partir de células humanas, conforme artigo publicado na revista EBio Medicine e documentado no jornal digital “O Sul”, na edição de data 31 de janeiro de 2018.

O procedimento baseou-se na pesquisa realizada em 1977, a qual se utilizou condrócitos para estruturar material cartiloso em forma de orelha humana, implantando- a nas costas de uma cobaia animal.  O uso do mesmo mecanismo de estruturação de cartilagem foi utilizado então, por cientistas chineses, na reconstrução auricular de voluntários, estes sendo cinco crianças de 6 a 9 anos de idade com deformidade congênita chamada microtia.

As orelhas foram reconstruídas a partir de seus escaneamentos que posteriormente foram transferidas para uma impressora 3D em forma de dados, dessa forma, se obtinham novos moldes:

“A cartilagem do órgão foi desenvolvida in vitro, ou seja, fora do organismo vivo. Para tal, foram utilizados condrócitos – células presentes no tecido cartilaginoso – que foram colocados em um suporte biodegradável e desenvolvido em tubo de ensaio” (“O Sul” –  Caderno 1, Mundo, Saúde – 31 de janeiro de 2018). Fonte: Osul

Segundo o estudo, são considerados satisfatórios os resultados nos pacientes, os quais apresentaram a maturação do tecido durante o período de dois anos e meio. Após seis meses da implantação no primeiro paciente foram realizadas autópsias para avaliar a constituição das cartilagens, que como resultado, mostraram-se semelhantes à da orelha primária.

A concepção apesar de não ser recente, pois já havia sido realizada em animais, torna-se uma inovação pela aplicabilidade em humanos, e com consequente acompanhamento adequado do processo de reconstituição da cartilagem.

Os avanços tecnológicos como a impressão 3D juntamente com as descobertas da engenharia biomédica, nos trazem uma nova concepção sobre uma futura realidade técnica-científica cada vez mais próxima a nós.

BLOG POST

Destaques

Banner outsourcing de impressão 350x500